últimos posts

View more

A cara do Brasil em tecnologia em 30 grandes números

FGV divulgou nesta semana 25ª Pesquisa Anual

a nossa próxima palestra será na FACECA, Varginha

O Projeto Peregrinação Verde, dando continuidade às

Não desvie o seu olhar

“Não desvie o seu olhar!” Esse é

Moocs ganham publicação especializada

Quem nunca fez (ou pelo menos começou)

educação

View more

bóson de Higgs – a origem

Comunidade científica anuncia que pode ter descoberto a partícula que deu origem a “massa” de tudo que há no universo!

é agradável ter razão de vez em quando!

Peter Higgs teve uma epifania genial, em 1964, ao postular a existência de uma partícula subatômica, que talvez tenha sido encontrada

Peter Higgs, o cientista britânico que defendeu a existência de uma partícula teórica que possivelmente acaba de ser descoberta, admitiu nesta sexta-feira que “é agradável ter razão de vez em quando”.

 

O professor Peter Higgs ofereceu uma coletiva de imprensa na Universidade de Edimburgo (Escócia) dois dias depois que a CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) anunciou, em Genebra, a descoberta de uma nova partícula que pode ser o – há muito procurado – bóson de Higgs, considerado a chave para entender a estrutura fundamental da matéria.

O anúncio aconteceu depois de quase 50 anos de pesquisas desde que Higgs publicou um documento sobre a chamada “Partícula de Deus” em 1964. “É muito agradável ter razão de vez em quando (…) foi uma longa espera”, admitiu durante a coletiva.

Conhecido por sua modéstia, o físico de 83 anos deu pouca importância aos comentários de eminentes cientistas, entre eles o célebre astrofísico britânico, que consideram favorito para vencer o Prêmio Nobel. “Não sei, não tenho amigos no Comitê Nobel”, comentou.

Indagado sobre o que vai fazer no futuro, Higgs disse que queria simplesmente continuar com sua vida de aposentado. “O único problema, creio, é que terei de escapar da imprensa”, brincou. Peter Higgs teve uma epifania genial, em 1964, ao postular a existência de uma partícula subatômica, que os físicos do CERN afirmam ter, talvez, encontrado depois de uma longa busca.

Este homem modesto, agora aos 83 anos, exclamou: “Ah, que merda, eu sei como fazer!” quando teve a intuição de um “campo” que se assemelha a uma espécie de cola onde as partículas ficariam mais ou menos presas, contou ao seu antigo colega Alan Walker.

Higgs publicou um artigo sobre sua teoria, que acabou por se tornar o carro-chefe de uma escola científica para qual vários físicos têm contribuído ao longo dos anos.

Tímido e sossegado, Higgs leva uma vida pacata em Edimburgo, Escócia, onde ensinou por muitos anos. Essa nova partícula que pode ser o bóson de Higgs foi descoberta pelos cientistas, mas ainda são necessárias verificações para confirmar se esta é ou não a “partícula de Deus“, segundo anunciou o CERN na quarta-feira.

O bóson de Higgs é considerado pelos físicos a chave para entender a estrutura fundamental da matéria e a partícula que atribui a massa a todas as demais, segundo a teoria conhecida como “modelo padrão”.

acompanhe a entrevista de Peter Higgs após o anúncio do CERN sobre a descoberta (em inglês)

Professor Stephen Hawking Loses Higgs Boson God Particle Existence Bet

veja também:

 

texto reproduzido na íntegra

fonte: band.com.br, em 6/jul/2012

 



Related Articles

software auxilia pessoas com deficiência visual

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou este mês, uma lista de 25 universidades pré-selecionadas para fazer parte da rede

Doces feitos com impressora 3D são exibidos em feira de Las Vegas

DO “GUARDIAN”, EM ROMA No passado não muito distante, a massa dos sonhos dos italianos era feita, estendida e cortada

mapa da inclusão digital no Brasil

  Este trabalho é o primeiro de uma série de estudos sobre inclusão digital fruto da parceria entre o Centro

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*